O trabalho desenvolvido durante este estágio foi uma fonte interessante de informações e possibilidades de estudos. Porém algumas ficaram mais evidentes e necessitariam de um pouco mais de aprofundamento.
Acredito que a questão do desenvolvimento da identidade e da autonomia , mencionado no planejamento as semana 3, ligados ao processo de socialização poderia ser aprofundado. Poderia ser retomado esta questão através da investigação mais profunda da importância da cultura local no desenvolvimento social da criança.
O outro ponto que destaco, é o das regras e limites na escola . Isso devido ao ocorrido no planejamento da semana 4, onde a auxiliar da turma relata problemas entre os alunos.
A educação hoje, de uma maneira geral, privilegia a autonomia e a liberdade de expressão infantil. A relação dos pais e professores com as crianças se baseia no diálogo, na negociação, na tolerância e na afetividade. A família e a escola só não podem abandonar seus respectivos papéis de autoridade diante da formação da criança, pois, é a partir deles que ocorre a boa socialização que leva a criança a reconhecer seus limites e os dos outros.
Para aprofundarmos este ponto poderíamos investigar a importância dos limites e regras na Educação Infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança. Verificar através de entrevistas como os profissionais lidam com a indisciplina em sala de aula. E quanto as famílias, como lidam com os limites impostos aos seus filhos? Qual seria o papel dos pais nesta formação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário