sábado, 26 de fevereiro de 2011

Semana 7 -

Iniciamos a Segunda-feira com a roda da novidade, onde quase todos os alunos estavam bastante empolgados em poder contar o que fizeram no final de semana. O Luciano estava bem agitado e não quis participar da roda da novidade. Conversando com ele soube que ele havia ficado triste com a mamãe que não deixou ele ir até a casa de um amiguinho brincar. O amigo, no caso, é o colega Eduardo que mora ao lado de sua casa. A mãe do Luciano já tinha me dito que ele estava bastante "bravo", porque ela não havia deixado ele ir na casa do amigo, pois já era muito tarde da noite. Conversei muito com o Luciano, para que ele entendesse melhor esta situação. A turma adorou a aula da profesora Dani, principalmente a história contada. Os desenhos da turma ficaram muito bons e a turma tende a melhorar ainda mais sua habilidade em manusear o mouse e o teclado do computador.
Na Quarta-feira relembramos as regras que combinamos em nossa sala de aula. Fizemos a leitura e depois os alunos puderam falar sobre quais estavam sendo cumpridas ou não pela nossa turma. Os alunos se manifestaram de forma participativa, com destaque para o Gustavo P., Heitor, Laura, Valéria, Camili e Maria Júlia que abertamente falaram quais os colegas que não estavam participando das combinações de forma correta. Os quebra-cabeça pintados pelos alunos ficaram bons e a turma gostou bastante de poder confeccioná-los. Noto que a cada dia que passa os progressos dos alunos Gustavo B., Jhordan e Gabriel, que aparentemente estavam "atrasados" em relação aos demais, são bem significativos. Inclusive a escrita do próprio nome já está bem melhor e na maioria das vezes eles não precisam mais do auxílio da professora. O brinquedo de casa foi realizado apenas na parte da tarde devido a falta de tempo. Os alunos estavam anciosos por este momento, pois a maioria trouxe de casa bicicleta e motoca o que é motivo de grande euforia.
Já na quinta-feira, os alunos adoraram fazer a leitura dos livrinhos de história. Num primeiro momento pensei em realizar apenas por 20 minutos, mas a turma pediu para continuar a leitura e a mesma acabou por durar 45 minutos. Observando meus alunos, percebi que alguns fazem uso da imaginação para fazer a leitura das ilustrações dos livros. Também me chamou atenção a criatividade da Laura ao contar as histórias. Ela e alguns colegas fizeram uma rodinha e a Laura contou várias histórias, deixando os colegas bastante interessados.
"...Para a vida futura, o desenvolvimento da imaginação na infância é fundamental: de um lado para enfrentar os problemas do dia-a-dia, resolver conflitos, superar situações difíceis ou dolorosas; de outro, para criar novas situações, elaborar novas formas de trabalho, organizar a vida familiar e as ações comunitárias, aprender os conhecimentos que são ensinados na escola..." - Texto Desenvolvimento infantil e imaginação - Adaptado de Como a criança pequena se desenvolve, da autora Elvira Souza Lima, pesquisadora especialista e consultora internacional em Desenvolvimento Humano. Formada em Antropologia, Neurociências e Psicologia, é doutora em Ciências da Educação pela Universidade Sorbonne, na França, e pós-doutora em Sociolingüística e Antropologia pela Universidade Satnford, nos Estados Unidos.

Finalizando os desenhos da turma ficarão muito bons e me chamou atenção que a maioria desenhou um arco-íris. Perguntando a alguns alunos o porque , me disseram que foi porque a Festa no Céu foi no céu e o arco-íris nasce no céu. Com certeza vou usar esta informação dos alunos para realizar uma aula a respeito do arco-íris. Acho que isso vai trazer uma satisfação a todos na sala de aula e o aprendizado com certeza será excelente.
A Sexta-feira foi marcada por uma alegria na turma. Cheguei na sala e todos os alunos estavam muito contentes. Por isso realizar a roda de musica só podia ser um sucesso. O Gustavo P. foi o "cantor" mais empolgado e demonstrou desenvoltura e gosto pela música. Todos cantaram com satisfação várias músicas conhecidas. Depois a turma se dividiu, aleatoriamente e foi brincar com as panelinhas e os animais da fazendinha. A brincadeira de casinha foi a que teve mais destaque e a turma utilizou a minha mesa ( embaixo dela) para criar um ambiente que lembrava a casa deles. As meninas foram as mais participativas e na brincadeira elas representaram exatamente a sua vida, inclusive com um colega interpretando o cachorro da família.
"...É através do processo de experimentação que o mundo social será introduzido gradativamente nas relações infantis, tendo os brinquedos e jogos papel relevante a cumprir nesta tarefa. A sociabilização se faz completa quando pode a criança experimentar no jogo e no brinquedo suas reações, aprendendo a se conhecer. Vygotsky e Leontiev (1988) entendem que as atividades lúdicas não se ligam unicamente ao prazer, pois a imaginação e as regras são características que servem para definir a brincadeira, mesmo que a lógica estabelecida pela situação do jogo não seja formal.A Importância do Brincar na Prática Pedagógica e a Inclusão da Ludicidade no Cotidiano da Escola - Ivone José Ivo
A tarde fizemos a eleição do colega que levaria a maleta literária. O escolhido foi a colega Valéria que ficou muito felizs e eufórica com a escolha.

Nenhum comentário: