Precisei conversar com a turma sobre as combinações feitas na sala de aula nesta segunda-feira. Aproveitei a roda da conversa onde cada um falou de seu final de semana para fazer isso. A aluna Nicoly não quis contar o que aconteceu no final de semana de jeito nenhum. Deixe um recado pra minha colega da tarde para que ela tentasse conversar com ela, pra ver se consegue descobrir algo. Eu acredito que tenha alguma coisa a ver com a família, pois sei que a situação não é boa.
A atividade sobre o Dia do Indio foi bem produtiva pois os alunos descobriram que alguns alimentos que usamos em nossas casas (frutas, verduras, legumes) também são utilizados por eles. A turma ainda tinha a idéia de que os os índios vivem no meio das florestas como era do conhecimentos de todos. Na hora de relacionar as semelhanças e diferenças, a maioria relacionou perfeitamente.
Porém a atividade de desenho não foi realizada em função da conversa na rodinha no começo da aula. Também não fomos passear pelo tempo chuvoso. Ficamos em nossa sala brincando com os brinquedos da sala de aula.
Os alinhavos realizados na terça-feira ficaram bons, mas não consegui realizá-los coletivamente (recorte) em função da dificuldade dos alunos em utilizar a tesoura. Para poder fazer esta atividade, deixei a turma brincar no chão com os legos enquanto alguns alunos(grupo de 4) ficavam na mesa realizando os recortes.
A dificuldade foi muito grande, os alunos queriam realizar o recorte e não conseguiam. Ficavam visivelmente chateados e começaram a falar todos ao mesmo tempo. Então parei, reorganizei tudo e dai sim consegui dar atenção a todos, sendo que quatro alunos demonstraram uma dificuldade maior. Pela demora, não brincamos com os alinhavos. Os mesmos ficarão na sala para aproveitarmos em outros momentos.
Na quinta-feira os alimentos que eu trouxe causaram surpresa a turma. Todos queriam tocar. Então precisei distribuir os alimentos em grupos e deixar que todos manuseassem e conversassem a respeito. Relembramos então nossas combinações e dai iniciamos as perguntas que relacionavam os alimentos com as cores.
Como disse anteriormente, a técnica da caixinha foi ótima e despertou um entusiasmo na turma. Três alunos não conseguiram relacionar as cores aos objetos, alguns precisaram de um reforço para poder entender e os demais realizaram as comparações com perfeição. Em grupo conseguiram organizar de forma satisfatória os elementos primeiramente conforme as cores( vermelho, amarelo e verde, laranja) e depois de acordo com os tamanhos( maior para o menor).
A técnica do sabão em pó foi ótima, a turma ficou eufórica em poder mexer com as tintas. Por isso deixei que eles desenhassem e misturassem livremente.
No primeiro momento, ficaram curiosos pois coloquei o sabão em pó e a tinta com água e não imaginavam o que iriam fazer. Expliquei bem e todos acharam o máximo. Pelo tempo que aproveitamos nesta atividade deixamos de ir até a brinquedoteca
Na sexta-feira deixei a turma mais livre. Brincamos juntos com os brinquedos que trouxeram de casa em grupos pequenos. No pátio a bola, corda e os brinquedos de areia fizeram a alegria. Também recebemos a companhia da turma do maternal 2I que ficou conosco até a fim da manhã.
"... a motricidade fina só se desenvolve, depois de a criança ter dominado os movimentos ligados aos grandes músculos (MARQUES, 1979).
O desenvolvimento da motricidade é acompanhado ainda por aprendizagens que irão complementar e auxiliar habilidades finas, como: a distinção entre esquerda e direita, organização espaço-temporal, aumento dos lapsos de atenção concentrada, distinção do antes e depois, resistência a fadiga e a simbolização e reversibilidade do pensamento em suas relações com a linguagem (MARQUES, 1979)."Trecho do texto Desenvolvimento motor: motricidade global e fina.Acadêmico do curso de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte – CEFID - UDESC
Jonas Godtsfriedt
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