REFLEXÕES SOBRE A SEMANA DO DIA 12.04.10 ATÉ 16.04.10
Desde a semana passada notei que alguns alunos vem demonstrando certa agitação. Conversando com a minha colega da tarde, que também percebeu o mesmo. Combinamos que observaríamos para podermos fazer uma avaliação melhor.
Na segunda-feira foi importante a roda da conversa, pois ao chegar já percebi que meus alunos estavam com uma necessidade enorme de expor o que havia acontecido no final de semana. Por isso levamos muito tempo conversando o que ao final foi muito providencial, pois senti em alguns alunos um alívio em poder falar. Mas, mesmo assim alguns alunos ainda ainda me preocupam, pois parecem não gostar de falar sobre o que acontecem nos finais de semana.
Os desenhos livres feitos por eles, demonstraram uma evolução muito boa. Noto cada dia que passa que alguns já estam avançando em seu estágio de desenvolvimento, pois até então seus desenhos era como garatujas. Porém ainda tenho preocupação com alguns e por isso conversarei com as colegas para ver se consigo mais informações sobre eles, que possam me auxiliar.
Na terça-feira, o mal tempo fez com que ficássemos em nossa sala de aula. A turma estava impaciente, pois na terça-feira é nosso dia de praça, e eles ficam esperando este dia com ansiedade porque é uma das atividades que mais gostam. A hora do conto foi boa para trazer a turma uma calma, pois adoram ouvir histórias. Alguns alunos se destacaram com informações durante a contação. O jogo das perguntas com a técnica da caixinha foi bom. Percebi que desta maneira aqueles alunos que tem dificuldades para falar perderam o receio de responder e darem suas opiniões. Com certeza, continuarei usando esta técnica em nossas aulas. Como a praça estava cancelada, aproveitei para fazer uma sondagem sobre o que a turma gostaria de aprender. Esta sondagem foi realizada individualmente e não consegui concluir a tempo. Por isso , darei continuidade no próximo dia. A coordenadora da escola pediu para ver a sondagem quando a mesma estiver pronta.
Foi excelente relembrar com as crianças a hora do conto de ontem. São momentos como este que podemos observar e constatar a evolução da maneira de ver o mundo dos nossos alunos. Durante estas reflexões a coordenadora de escola esteve presente e participou da nossa conversa. A atividade sobre o corpo humano me mostrou que a maioria dos alunos já tem um conhecimento prévio muito bom a respeito de seu corpo e conseguem identificar perfeitamente suas partes. O corpo humano que desenhamos ficou ótimo e a turma achou muito engraçado quando um aluno serviu de modelo. Após várias sugestões o nome escolhido foi NINIM. Achei providencial incluir duas atividades extras após a realização da atividade do desenho do corpo humano. Foram incluídas as brincadeiras: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ E ESTÁTUA. Isso trouxe uma satisfaçãoa todos.
Na quinta-feira conversamos muito sobre os nossos hábitos alimentares. Ficou claro aqui que as famílias não estão atentas a alimentação dos pequenos, pois eles mesmo comentaram que comem muito salgandinho , refrigerante e chocolate , apesar da maioria falar que gosta de frutas (banana, laranja, maçã) e comem feijão e arroz. Neste ponto, o envio do texto explicativo foi providencial para acrescentarmos informações e podermos auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos nossos alunos.
A atividade de Ciências sobre o feijão, foi muito curiosa. A turma achou o máximo realizarem a plantação e ficaram preocupados pois amanhã (sexta) não haverá aula e ninguém iria cuidar dos seus feijões.
As atividades de sexta-feira foram boas, mas precisei conversar muito com a turma no pátio. Os alunos estavam agitados e não souberam cumprir com os combinados. Assim, entramos com meia hora de antecedência para a sala, onde realizamos uma roda de conversas.
Todos, durante a roda de conversa, perceberam que haviam agido errado e que quando realizamos nossas combinações é para que possamos aprender e nos divertir juntos. Notei que eles ficaram muito chateados e entenderam que haviam errado. Por isso, todos pediram desculpas e se comprometeram a não agir mais assim, pois gostam muito das atividades na quadra e foi muito chato ter de voltar antes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário