segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Modelos Taylorista e Fordista

Os modelos Taylorista e Fordista, trazidos até nós na temática 2 da interdisciplina de Didática , nos mostrou que o que se queria era que a sociedade, na sua maioria, não se organizasse a fim de lutar por seus direitos, melhores condições de trabalho, salários compatíveis e principalmente que a população não tivesse instrução, pois assim não teriam condições de refletir sobre a sua real situação. E a escola teve papel, infelizmente, de destaque nisto, pois ela passa a utilizar currículos confusos que contribuíam para impedir que os trabalhadores participassem ativamente da vida em sociedade. Os jovens eram borbadeados por informações sem nexo, e longe da sua realidade. Desta forma e escola era responsável por preparar os jovens para o mercado de trabalho, deixando de tranformá-los em cidadãos capazes de atuar em suas comunidades. Com a chegada da globalização, onde a economia mundial passou a exigir uma mão de obra qualificada e cada vez o mercado se tornou competitivo e voltado para a necessidade dos consumidores, a formação dos trabalhadores passou a ser peça fundamental para a sobrevivência econômica das empresas.Passou-se então a promover a requalificação dos profissionais, e a escola passa a ser novamente a peça fundamental neste processo. Os modelos Taylorista e Fordista passam a ser deixados de lados e dão lugar a formação continua dos trabalhadores. Assim, as instituições escolares passam a formar pessoas com conhecimentos e habilidades para atuarem de forma reflexiva e participativa no mercado de trabalho. Os currículos passam a ser integrados e as aprendizagens voltadas para a formação de opinião.
Atualmente, nós professores, ainda brigamos contra os modelos Taylorista e Fordista, pois os mesmos ainda insistem em aparecer durante nossa vida profissional. Mas cabe a nós, que somos os responsáveis pela formação dos nossos alunos, transformá-los em pessoas atuantes em suas comunidades, conscientes de seu papel e de sua importância para a sociedade em que vivem, melhorando assim a qualidade de vida da população.

Um comentário:

Melissa disse...

E como os professores estão fazendo isso Giovana? Consegues trazer um exemplo de tua prática?
Beijos
Melissa