segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Os modelos adotados pela escola...

Assim como no texto "As origens da modalidade de curriculo integrado de Jurjo Torres Santome, que utilizamos na interdisciplina de Didática nos trouxe a ideía de que a escola atua de forma a apenas suprir a necessidade dos empresários transformando os trabalhadores da época em “especialistas” naquilo que lhe compete fazer, deixando de lado suas necessidades e opiniões, porque o modelo social da época exigia isso, o texto "Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola de Kleiman, que reflete sobre as praticas atuais de Letramento, reforça ainda mais esta ideía. Neste texto o que se percebe é que, a escola segue modelos que estão de acordo com a época em que estamos vivendo. Isto é, há muito tempo se utiliza modelos ditos os melhores porque os mesmos trazem consigo características da época em que a sociedade esta vivendo e também os interesses que ela possui, independente da realidade de cada região do país. Um exemplo disso são os livros didáticos que atualmente são utilizados pela rede pública de ensino. Os mesmos possuem características de determinados estados, mas são utilizados em todo o território nacional. Em função deste "modismo" podemos dizer que deveríamos ver em nosso país é uma prática educacional voltada para o letramento que possa proporcionar ao aluno conhecer as práticas de escrita associada à realidade onde ele está inserido, mas o que vemos é uma prática voltada apenas para a alfabetização das crianças. O que mais interessa é fazer com que os alunos entendam e reconheçam os cógidos (alfabético e numérico), processo que resume em sucesso e promoção na escola. O que se busca é, independente do meio em que o aluno está inserido, ele tenha capacidade de interpretar e criar textos de diferentes gêneros.

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