A partir das primeiras leituras da interdisicplina de Organização e Gestão entendi que o período de abertura da política após a ditadura militar iniciou com uma grande participação pública. Houve neste período uma organização da sociedade destacando a luta pelos direitos dos cidadãos. Buscava-se um ideal de sociedade que beneficiasse a população igualmente. Falou-se muito em democracia, onde os direitos sociais e a liberdade fossem prioridade. Porém a democracia sofreu grandes impactos devido a sistemas políticos como neoliberalismo e a globalização, que estavam ocorrendo em outros países e viam em sentido oposto a esse movimento.
Iniciou-se após a abertura política, o movimento na busca de políticas educacionais que trouxessem melhorias para a educação em nosso país. Os avanços foram surgindo não apenas como acesso de todos a escola, mas também a nível de acesso ao conhecimento e a participação democrática na escola.Tudo isso com o objetivo de melhorar a qualidade da educação no Brasil.
Aprendi ainda que conforme o tempo foi passando, os ideais de liberdade, justiça e igualdade para todos foram dando lugar a medidas, conforme a redefinição do Estado supostamente em “crise”, realizadas pela iniciativa privada que focalizou suas políticas sociais a fim de evitar o caos social. O papel do Estado passou de agente ativo para mero responsável por parte do repasse de financiamento e avaliador.
Um comentário:
Oi Giovana, interessante pensarmos o quanto as conquistas obtidas nas lutas pós ditadura militar perduram ou foram esquecidas atualmente. Abração, Sibicca
Postar um comentário