Oi! Você está visualizando meu Portfólio de Aprendizagens. Deixe sua contribuição, ela é muito importante para mim! Beijos.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
O QUE APRENDI COM A PERSPECTIVA WEBERIANA.
A partir das leituras realizadas sobre WEBER, pude reafirmar que o conceito de dominação se dá quando há alguém ou um grupo que manda e alguém ou um grupo que obedece. Em nosso meio identificamos três tipos de dominação: A profissional (legal), a familiar (tradicional) e a religiosa (carismática). Confirmei também que subordinação é quando os detentores do “poder” independente de qual seja, fazem valer sua condição de dominador sobre outros , ou seja os dominados. Tudo isso regido por estatutos ou leis que lhes dão amparo para realizarem tal condição. Pensando nestas questões lembrei-me do tempo em que as aulas de ensino religioso aconteciam nas igrejas. Toda vez que tinham aula os alunos eram separados por crenças e cada um era levado por um grupo de professores para sua igreja. Já os alunos das religiões, consideradas na época, diferentes (espiritas, jeovás, adventistas, etc..) ficavam na escola fazendo trabalhos e aguardando a volta dos católicos e protestantes. Isso para mim é a dominação carismática exercendo o papel de dominação legal pois era baseadas nas leis da época.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Giovana, além dos aspectos que destacastes tão bem nessa tua postagem é interessante também pensarmos em que aspectos de cada uma dessas dominações podem ser percebidas nas escolas. Abração, Sibicca
Postar um comentário