Atualmente estamos vivendo um novo ciclo dentro da educação. O ciclo do desenvolvimento do pensamento crítico, da responsabilidade social e da importância do meio ambiente para a vida humana.
Portanto fica clara a existência de uma co-dependência entre a educação e a sociedade. O que nos traz a certeza de que ambas desenvolvem-se dependentes uma da outra. Conforme nos traz o texto A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora - Émile Durkheim , “... Bem longe de estarem em oposição, ou de poderem desenvolver- se em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana...”
Um comentário:
Oi Giovana, pensando na última frase de Durkheim que destacas, quais ações que podem ser promovidas na escola a fim de que o aluno não seja "comprimido", mas sim "engrandecido"? Abração, Sibicca
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