Colegas, professores e tutores!
Conversando com minha filha de 12 anos, que tem um gosto bastante eclético para música, sobre as porcarias que escutamos nas rádios me peguei refletindo. Ela me perguntou o porque eu achava que a Banda Calypso, uma de suas preferidas, era uma porcaria musical. Respondi que as letras das músicas não tinham qualidade e que quase não conseguia entender o que a cantora falava. Só via um mexer de cabelos intensos. Então ela me fez o seguinte questionamento: \\\" Como posso considerar a Banda Calypso e suas músicas uma porcaria se elas representam a cultura do povo do Pará?\\\" Então deixo esta e outras perguntas para nossa reflexão: E a música gaúcha como ela é vista fora do nosso estado? Será que podemos considera-lá de qualidade?
Indo um pouco mais além e relacionando com a Interdisciplina de Artes Visuais. Será que algumas obras que vimos na Bienal não poderiam ser consideradas verdadeiras porcarias? Será que somos nós que temos um pouco mais de cultura e classificamos muitas coisas como porcarias ou na realidade não estamos abertos para enxergar e aceitar o novo? O que vocês acham? Trecho Forum Porque ouvimos tantas porcarias - Interdisciplina Música na escola
Um comentário:
Giovana S:
As tuas reflexões são muito pertinentes e provocadoras. Existe uma frase que diz “gosto não se discute”. O professor, no entanto, abrirá o leque de opções do aluno, oportunizando-lhe o conhecimento de diferentes estilos, ritmos, melodias. Esse, após a vivência, poderá ouvir, ver o que deseja, porém, por opção e não por desconhecimento.
Abraço. Celi – tutora do pólo de Sapiranga.
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