sábado, 26 de fevereiro de 2011

Semana 3

REFLEXÕES SEMANA 3
SEGUNDA-FEIRA
A turma estava bem tranquila quando cheguei.Tomamos nosso suco e sentamos em círculo para iniciarmos as conversas sobre como foi nosso final de semana. Todos relataram muito bem o que fizeram nestes dias e notei em especial que a Maria Júlia fez coisas bem diferentes. Ela comentou que foi a Igreja com os pais, que a mamãe cozinhou uma comida bem gostosa, que ela brincou com seu irmão e pela primeira vez não ouvi ela falar que foi a locadora pegar DVD. Isso sempre foi bem comum em suas conversas e dava a impressão de que ela não fazia outra coisa. O Luan também me chamou bastante atenção porque ele relatou com muita calma o que fez no final de semana,o que não é normal. Aliás ele demonstra não gostar de falar sobre seu final de semana. Conversando com minha colega, professora dele no ano passado, ela comentou que ele já era assim e que não havia identificado nenhuma situação que pudesse justificar estas atitudes.
Outro destaque foi o Luciano que não quis falar dizendo que não lembrava o que tinha feito no final de semana. Soube que sua mãe, grávida, está no hospital. Vou observar para ver se pode ser isso pois ele sempre foi muito falante na sala de aula.
Após a roda da novidade, o aluno Eduardo fez sua apresentação sobre a maleta literária. Registrado na agenda por sua mãe e no relátorio(Tema de casa), ela disse que o Eduardo e sua família adoraram a visita da maleta. O cuidado com ela foi muito grande e o Dudu, como é chamado, fazia questão de pedir a todos que tomassem muito cuidado pois era da nossa sala.
Todos participaram da leitura (Pai, Mãe, Avô, Avó e Dinda) e adoraram os livros que foram enviados. O Eduardo escolheu como preferido o clássico João e Maria e fez questão de contar para nós. Confesso que isso me surpreendeu pois ele é muito tímido e fala muito pouco. Mas neste momento se soltou e conseguiu contar muito bem as partes da história que mais gostou.
Outros pais, como o do Luciano, manifestaram na agenda que seus filhos estão muito ansiosos em receber a maleta. Isso está sendo maravilhoso pois percebo que todos ficaram bem entusiasmados com esta novidade.
"...A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família. Abrir canais de comunicação, respeitar e acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente. Eis algumas ações em que as únicas beneficiadas são as nossas crianças pequenas. (Carraro, 2006) ..."
A hora do conto também foi o máximo. Todos adoraram o ambiente criado, e foi um alvoroço quando desligamos as luzes para iniciar a contação. Senti que a turma prestou bastante atenção e a pedido deles repetimos duas vezes tamanho o sucesso da história. Como eu não estava vendo deixei por conta da auxiliar fotografar e me orientar sobre como as imagens estavam sendo refletidas. Pelo que me lembro esta foi a primeira vez que contei uma história usando este recurso e por alguns momentos as imagens sairam do foco e minha auxiliar me avisou o que eu corrigi da hora. Deixei os alunos experimentarem a manipulação dos fantoches de sombra e eles adoraram. Pediram inclusive para usarem outro dia e combinei que daqui a alguns dias eles poderiam, mas naquele momento precisávamos concluir nossa sugestão de aprendizagem.
Depois realizamos uma conversa sobre o que eles haviam entendido da história e todos comentaram sobre a coragem dos animais em assustar os ladrões. Reforçei com eles as idéias principais como a questão do burro que era bem velhinho mais tinha muito valor e capacidade de fazer tarefas importantes. Também falei da questão de que juntos os animais foram mais fortes e perguntei se eles achavam que sozinhos os animais conseguiriam expulsar os ladrões da casa. A maioria disse que não, mais alguns acharam que sim, dizendo que o burro era grande então seria possível ele asssutar os ladrões.
Finalizando confeccionamos as máscaras que ficaram muito lindas, porém não conseguimos concluir pois começamos bem atrasados em função das rodas de conversa anteriores. Então, os alunos apenas pintaram e amanhã irão realizar a colagem de papéis coloridos.
TERÇA-FEIRA
Neste dia, conforme mencionado, iniciamos conversando sobre a história contada relembrando o que foi mais marcante. Depois concluímos a elaboração das máscaras dos animais colando papéis dourado e prateado. A escolha das máscaras foi feita livremente pelos alunos de acordo com os modelos que apresentei. A turma ficou bem feliz quando concluiram o trabalhinho e receberam elogios de outras professoras. Combinamos que eu iria colocar o elástico, após a secagem e até o final da semana todos usariam para uma outra atividade e depois colocariamos penduradas em nossa sala.
Observando as colagens, percebi que os alunos que apresentam mais dificuldades são o Jhordan e o Luciano. O Jhordan ainda tem pouca noção de quantidade de cola na folha, ora colocando pouco ora bastante. Expliquei a ele como deveria ser e fui ajudando, até que ele conseguiu melhorar. Percebi que pra ele foi uma vitória e senti muita satisfação nele quando concluiu sua atividade.
Já o Luciano a dificuldade fica por conta do fato de ser canhoto, pois ainda não encontrou uma maneira sua de pegar os objetos. Isso causa a ele uma certa irritação e ansiedade o que acaba por comprometer o desenvolvimento das suas atividades. Já conversei bastante com os pais para que o incentivem com atividades onde ele possa manipular objetos e assim encontrar seu modo de pegar as coisas. Com esta ajuda, mais as atividades que desenvolvemos diariamente em sala de aula ele irá melhorar rapidamente.
QUARTA-FEIRA
Que dia esse, cheio de surpresas. Cheguei na escola pronta para por em prática o planejamento do dia. A turma esta gostando muito das atividades e claro que a Hora do Conto foi muito marcante para eles. Tão importante, que ao chegar na sala de aula nesta Quarta-feira me deparei com uma Calopsita numa gaiola. Isso mesmo, a minha aluna Camili trouxe para a sala de aula a sua Calopsita de estimação porque queria mostrar aos colegas e principalmente porque na história que " a profe contou, conforme ela disse para sua mãe, os animais também eram de estimação e não foram cuidados pelos seus donos". Imaginem o que aconteceu.? Quem disse que eu consegui iniciar a aula?
Ao ver a euforia da turma com a chegada da "visita inesperada", lógico, meu planejamento inicial sofreu grandes alterações. Pesquisei rapidamente na internet sobre este tipo de ave, pois eu não sabia nada a respeito dela, e pedi aos alunos que sentassem em círculo no tapete.
Iniciamos uma conversa, pedindo a Camili que falasse um pouco sobre a sua ave. Ela prontamente contou que a Calopsita, que ainda não tem nome, foi um presente de aniversário do seu dindo. Explicou que ela ficava na sua casa e que as vezes a sua mãe a tirava da gaiola para ela poder dar um passeio. Passei então, a explicar algumas informações que consegui a respeito da calopsita e a turma atentamente prestou atenção. Depois todos chegaram bem pertinho e puderam tocar suas penas notando o quanto são macias. Aproveitei para explicar que alguns animais tem penas e outros pêlos. Seguindo mostrei a turma a ração (alimento) da ave e conversamos a respeito da alimentação de alguns animais.
Finalizando, paramos bem quietinho para tentar ouvir o canto da calopsita que era bem baixinho. A turma imitou a vontade o que ouviu e fui explicando que quando ela crescer ela conseguirá cantar pequenas músicas é só ensiná-la. Durante este momento, os outros alunos, que também tem animais de estimação em casa queriam saber quando poderiam trazer os seus. Combinei que falaríamos a tarde pois estava na hora de concluirmos e realizar as atividades no pátio com as outras turmas. Então, como registro, os alunos desenharam a nossa visita usando caneta hidrocor. Os desenhos estão expostos no varal da sala de aula.
QUINTA-FEIRA
Nesta quinta a turma iniciou as atividades empolgados em função de saber, logo que chegaram na escola, que teríamos a tarde uma sessão de cinema em homenagem a Semana da Criança com o filme lançamento Tinker Bells e o resgate da fada, preparado péla direção do Sesi. Iniciei pedindo a todos que ouvissem com atenção algumas músicas instrumentais e depois fui perguntando quais instrumentos eles achavam que fazia aquele som. A turma ouviu atentamente as gravações sendo que o Luan, Gustavo P. e Valéria relacionaram alguns sons corretamente ( violão, bateria e flauta). Fiquei surpresa com a reação positiva deles ao ouvirem as músicas que gravei, pois confesso, estava com dúvidas pois estas músicas não fazem parte do dia a dia deles. Outro detalhe é que o som da escola não era MP3 e como eu havia gravado assim, não rodou o CD. Então precisei usar meu notebook e felizmente deu certo e todos conseguiram ouvir as gravações. As músicas que ouvimos foram:Instrumental Elshewhere Vangelis, André Rieu - Bolero de Ravel, Celta Y Espiritual, Evanescence Origin - My Imortal, Guitarra La Leyende Del Beso, Matrix - Theme Instrumental Piano Y Base de Rap e Metallica Apocaliptica One Instrumental.
Dando sequencia, os alunos manipularam alguns instrumentos musicais para que comparassem o som que ouvirão e o que eram produzidos nos instrumentos. A comparação foi excelente e a turma fez várias observações durante a experimentação. Por exemplo ao manipularem o tambor setiram que o som era "grosso" como eles falaram e, ao ouvirem o som do tambor na música acharam que não era igual pois não parecia forte como eles comentaram. Foi muito boa esta atividade pois a turma teve oportunidade de ouvir diversos sons e diferentes intensidades relacionando inclusive com a altura de suas vozes dentro da sala.
Finalmente, coloquei a musica Clássicos para Bebês de Mozart, e distribui a cada aluno uma folha e uma caneta hidrocor. Expliquei a cada um que ouvissem com muita atenção a música e fossem riscando a folha conforme a música. Para exemplificar pedi que a minha auxiliar realizasse primeiro a atividade a fim de que todos prestassem atenção. O resultado foi muito bom e notei que a maioria prestou muita atenção. Mas, a Laura em especial, me surpreendeu muito. Como usei o Media Player para rodar as musicas, durante sua execução apareciam notas musicais na tela do note. A Laura, que é muito observadora, durante a atividade desenhou as notas musicas perfeitamente. O mais interessante é que quando a musica era calma as notas era desenhadas bem pequenas, quando a musica ficava mais intensa, alta e com o uso de intrumentos mais graves, ela desenhava as notas bem grande. Perguntada a respeito disso ela disse que as notas ficavam lá e dançavam como a musica e ela queria desenhar igual.
Acredito que, ter trabalhando com música na sala, trouxe um enorme ganho a meus alunos que puderam experimentar novas formas de aprendizado, pois a música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. E pensando numa visão mais significativa da aprendizagem, que trabalhamos bastante na interdisciplina de Ludicidade, se torna cada vez mais necessária a ludicidade no ambiente educacional de nossos alunos, pois ela é capaz de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante. Com isso, pode-se dizer que as crianças estarão bem preparadas para se tornarem cidadãos críticos e capazes de resolverem situações problemas. Compreender o lúdico como um instrumento de superação e inclusão é fundamental, pois quando elas chegam à escola elas já trazem consigo uma grande herança da ludicidade, na medida em que quase tudo que se aprende na infância é decorrente das brincadeiras em seu convívio social. Conforme Mársico (1982, p.148) “[...] uma das tarefas primordiais da escola é assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sócio-cultural de que provenha”. As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm
A tarde o cinema foi realizado na nossa sala. Para isso, a direção montou um telão,um retroprojetor , fechou as janelas com TNT preto e preparou muita pipoca doce e salgada. Os alunos não cabiam em si de tanta alegria em poder ir até o cinema. Todos sentaran com cuidado nos tapetes e muito compenetrados participaram da sessão.
Ao final, conversando com meus alunos fiquei surpresa, pois apesar da boa condição financeira, a maioria ainda não tinha ido ao cinema. Confesso que não gostei de saber que tudo isso foi preparado de ultima hora e principalmente não ter incluido isso em meus planejamentos, mas foi muito bom ver meus alunos contentes em poder participar disso tudo.
SEXTA-FEIRA
Como ontem, além do Cinema Surpresa também ficamos sabendo que a escola faria um piquenique coletivo com todas as turmas( Maternal A1, Maternal, Nível A1 e B1), resolvi não confeccionar os instrumentos neste dia devido a esta programação de ultima hora. A turma então confeccionou um uebra-cabeça coletivo da história Musicos de Bremem. Para isso, os alunos foram divididos em grupos e cada grupo recebeu um desenho para pintar, usando lápis de cor, e depois recortar.
Os quebra-cabeças foram pintados com muito capricho e a turma adorou os desenhos perguntando frequentemente se foram feitos por mim. Depois conversamos a respeito do piquenique surpresa e a turma ficou muito motivada para o evento. Feito isso realizei o sorteio da aluna que iria levar a maleta literária. A sorteada foi a Camili, que ficou muito feliz e repetiu várias vezes que iria cuidar muito bem de nosso trabalhinho.
O piquenique foi realizado na minha sala e toda a escola se mobilizou. Quando eu vi as cozinheiras entraram, pedindo licença ( 13h e 30 minutos) e já foram organizando mesas e comidas. Os meus alunos se agitaram muito, pois estávamos neste momento acordando do sono e não esperávamos que fosse assim. Peguei toda a turma e levei para a sala de atividades múltiplas para poder pentear cabelos e conversar com eles antes do evento. Feito isso, voltamos a nossa sala e a turma se divertiu muito. Tudo o que eles gostavam estava ali e puderam se servir sozinhos o que deixou o piquenique ainda mais "legal" como eles mesmos estavam falando. Por fim foi tudo um sucesso e a participação de todos foi excelente.

Nenhum comentário: