sábado, 26 de fevereiro de 2011

REFLEXÕES SEMANA 4
Esta foi uma semana, que apesar de curta, muito complicada. Baixou na escola uma atmosfera muito dificíl. Chegando na Quarta-feira na escola, cheia de idéias, me deparei com muitas reclamações por parte da minha colega. Na Segunda-feira ela ficou com a nossa turma sozinha em função do Feriado do Dia dos Professores, e conforme ouvi a turma estava muito agitada e alguns alunos muito indisciplinados.
A pedido dela, que demonstrou uma preocupação muito grande, resolvemos conversar com a turma e criar com eles as regras da sala. Iniciei explicando o que é uma regra e que precisamos dela para conseguirmos fazer as coisas certas e bem organizadas. Usei para isso exemplo da nossa rotina como a hora da escovação para que ficasse bem claro a eles.
Feito isso, pedi que eles ficassem em silêncio e pensassem nas regras que temos na nossa sala. Depois, reunidos em círculo no chão um a um os alunos foram falando as combinações que temos em nossa sala, conforme segue:
- NÃO BRIGAR
- NÃO GRITAR E CORRER NA SALA E CORREDOR
- SER AMIGO
- BRINCAR LEGAL
- NÃO FAZER XIXI NAS CALÇAS
- GUARDAR OS BRINQUEDOS
- COMER TODA A COMIDA
Depois cada um pode falar se estava ou não cumprindo com as regras que eles mesmos falaram. Todos foram muito sinceros e aqueles que haviam se comportado mal se manifestaram contando exatamente o que fizeram de errado. Então, conversamos seriamente e relembramos estas combinações. Porém, na minha sala não tem um cartaz específico com estas regras, então combinei com a turma que eu iria fazer desenhos das regras para colocarmos em nossa sala para que nós sempre lembrássemos delas. Também acertamos que eu iria colocar todos os dias uma carinha feliz para aqueles que lembrassem e seguissem todas as regras e uma carinha triste para aqueles que esquecessem delas. Feito isso, a turma foi para o pátio onde brincou com seu brinquedo trazido de casa.
Repensando a situação ocorrida acredito que será importante trabalhar com meus alunos jogos de regras para que, através deles possamos ensiná-los a conviver com as regras tão presentes em nossa vida. Conforme o andamento do projeto vou acrescentando jogos que possam trabalhar isso em meus alunos.
"...Regras e limites são importantes não apenas para ensinar bons comportamentos, conter impulsos e determinar quem manda em quem. Os limites também ajudam os pequenos a se situarem frente às coisas. Eles passarão a ter noções do certo e do errado e saberão que no mundo lá fora também se depararão com regras.http://www.revistavigor.com.br/2008/05/19/uma-educacao-saudavel-se-faz-com-regras/..."
"
Também não realizamos a roda da novidade com o relato sobre a maleta literária levada pela aluna Camili, pois a mesma não trouxe a maleta pois perdeu alguns livrinhos. A mãe colocou a minha atendente que irá procurar ou comprar novos livros e em função disso "resolveu" não trazer a maleta. Não gostei disso, é claro, mas pedi através de registro na agenda que a mãe enviasse a maleta mesmo assim para que pudéssemos dar sequencia a atividade. Claro que os instrumentos musicais também não foram construidos e farei no próximo dia.
Já na Qunta-feira, com a mudança do dia anterior, é claro que não realizamos o ensaio dos Músicos do Sesi. Neste dia iniciamos a construção dos instrumentos, mas cortei reduzi a construção em dois objetos. Os alunos construiram chocalhos com latas de refrigerante e violão com caixas de perfume e sapatos. Os alunos adoraram, pois antes de iniciar a construção eles manusearam os instrumentos verdadeiros.
A tarde todos puderam se divertir muito no Fulia e Cia. A minha turma estava eufórica e aproveitou todos os brinquedos do local. Saimos de onibus as 14 horas e levamos apenas 10 minutos para chegar lá. Chegando a equipe do Fulia era comporta por 6 pessoas que estavam o tempo todo cuidando dos pequenos para que não houvesse nehum acidente.
As 15 horas e 30 minutos foi servido um lanche bem gostoso com refrigerante e depois as crianças voltaram a brincar até as 17 horas quando fomos de volta a escola. Chegando de volta, meus pequenos estavam tão cansados que se atiraram literalmente no tapete de tão cansados que estavam.
"Ser criança é acreditar que tudo é possível. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco. É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles. É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar. Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias. Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser. Gilberto dos Reis"


Como não podia deixar de ser, na Sexta-feira, a minha turma adorou a ida até o Fulia e Cia ontem. Todos falaram muito bem do lugar e apontaram com riqueza de detalhes o que mais gostaram. Os pais que recebi fizeram muitos elogios e adoraram ver a satisfação de seus pequenos. Os desenhos ficaram ótimos e todos estavam muito orgulhosos ao verem suas produções.
Foi emocionante ver a alegria de todos durante e depois do passeio e valeu muito a pena vivenciar isso tudo com eles.

Nenhum comentário: