A Segunda-feira foi normal. A turma se mostrou calma. Todos tinham muitas novidades para contar sobre o final de semana. Mas, notei que neste momento a Nicoly ficou inquieta e não quis contar nada a respeito da sua casa e do que aconteceu nestes dias que ficou em casa. Insisti em outro momento, mas ela se recusou a fazer qualquer comentário a respeito. Acredito que o problema seja em função do pai ( presidiário), pois este tipo de atitude dela já havia acontecido anteriormente. Passei a informação pra minha colega da tarde para que ela fique atenta. Amanhã tentarei conversar com a Nicoly novamente.
A atividade de Matemática foi boa. A maioria da turma consegue contar em sequencia até o 10. Alguns também já fazem a relação do número com a quantidade de forma rápida e exata. Mas, a maioria ainda tem dificuldades para fazê-lo sozinhos. Porém com a ajuda da professora conseguem realizar o proposto.
Já a atividade proposta de representação gráfica (desenho) da quantidade não foi bem sucedida. Os alunos, não sei se por cansaço pois as atividades anteriores demoraram mais que o previsto, ou por desatenção em função de que a atividade estava sendo realizada em trio enquanto os demais brincavam livremente, não representaram corretamente o número e sua quantidade.
Percebendo isso, não concluí a atividade. Vou rever e novamente trabalhar a relação número = quantidade. Também, mais uma vez, não conseguimos realizar nosso passeio pelos arredores da escola, pois o tempo ficou nublado de repente.
A Terça-feira foi dedicada a relembrarmos as regras do futebol conversadas na aula do dia ainterior. A Nicoly, que no dia 19.05.10 demonstrou pouco interesse, foi a que mais colaborou fazendo colocações baseada no que havia olhado pela TV. Também relacionou com os poucos momentos que passou junto do pai, pois segundo ela ele gostava muito de jogar futebol e levava as filhas junto.
O Kauã Sarturi também fez ótimas contribuições, com falas como: "...o juiz manda no jogo e usa um apito...", "...na copa do mundo vai ter muitos jogadores...", "...a copa vai ser longe, longe na África...", "...os jogadores derrubam os outros e o juiz da falta...".
Falando das regras da sala de aula, todos os alunos disseram que a mais importante era não brigar com os colegas. Alguns colocaram que aqui somos amigos e amigos nunca devem brigar. Como, muitos alunos faltaram a aula, modifiquei a atividade. Os alunos desenharam, baseado no que conversamos na aula, uma das regras da nossa sala, escolhida por eles. Depois, cada um apresentou oralmente o desenho explicando aos colegas.
A regras mais lembrada em desenho foi:
- Não brigar com os colegas.
- Organizar os materiais.
Ao apresentarem seus desenhos, na maioria, os alunos destacaram como ponto importante a amizade.Dizeram que em nossa sala somos todos amigos e amigos nunca brigam. Outro ponto foi a aprendizagem, onde disseram que para podermos aprender coisas boas precisamos cuidar dos materiais e juntos iremos aprender e brincar.
A atividade programada para hoje, com as imagens das regras da sala de aula, será trabalhada na sexta-feira antes da atividade física.
Mais um dia de chuva, e outra vez ficamos brincando na sala.
Hoje me chamou atenção que os alunos estão brincando de casinha embaixo da mesa. Vou aproveitar isso e realizar uma atividade usando as mesas. Penso em adaptar alguma coisa na questão do meio ambiente, ou então alguma atividade relacionada a noite e dia. Talvez simular um campo de futebol de dia e de noite.
Nesta quarta-feira os alunos demonstraram estar muito interessados em participar do nosso projeto. Sempre chegam com muitas novidades dizendo que viram ou ouviram alguma "coisa" sobre a copa do mundo.
A programação do dia ocorreu de forma tranquila. Voltamos a pintar as nossas bolas de isopor pois estamos todos muito ansiosos para decorar a sala nas cores verde e amarelo. Porém, a direção da escola decidiu,de última hora, fazer uma paralisação para a realização de 15 minutos de atividade física pelo DIA DO DESAFIO.
Para isso, toda a escola se reuniu no pátio onde orientados pelas professoras e equipe diretiva realizamos diversas atividades físicas. Ao final, concluímos cantando juntos o Hino Nacional Brasileiro. Ao voltarmos fomos assistir ao vídeo na viodeteca.
A quinta-feira foi muito traquila e a pedido dos alunos eles escolheram os jogos que gostariam de brincar. A maioria optou pelo futebol de botão, e a disputa foi acirrada. Dividimos os alunos em equipes e enquanto dois times jogavam os demais faziam torcida. Durante as partidas os alunos iam colocando as informações que sabiam e que haviam aprendida na sala de aula.
A hora do conto foi ótima e todos prestaram atenção. Depois responderam muito bem a todas as perguntas sobre o futebol. A mudança do dia ficou por conta dos recortes que precisei realizar em grupo de 4 alunos pois a maioria ainda necessita de orientação para realizá-lo. O painel não ficou pronto, pois quando estavamos iniciando as colagens recebemos a visita de funcionário do patrimônio da prefeitura e precisamos deixar nossa sala de aula para que eles fizessem auditoria.
A atividade na brinquedoteca foi normal, os alunos iniciaram brincando com jogos de encaixe e depois livremente escolheram o que gostariam de brincar. Porém, também fomos interrompidos pela equipe da prefeitura e tivemos que sair retornando a nossa sala onde cantamos músicas conhecidas até o momento do almoço.
Já na sexta-feira, por consequencia do tempo chuvoso, não realizamos as atividades físicas propostas, que foram substituídas pelo futebol de botão. Confesso que a turma ficou bem chateada pois estavamos muito motivados para brincarmos com as bolas de futebol.
De um modo geral, a turma está muito bem interagindo com o projeto. Percebo que eles tem trocado muitas informações com os pais e principalmente transmitindo aos pais tudo o que estão aprendendo em sala de aula. Este retorno está acontecendo a cada dia que chego e ouço comentários dos pais e das crianças. Também estamos recebendo muitos comentários positivos da equipe da escola que estão percebendo todo o empenho da turma na confecção do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário