quinta-feira, 8 de julho de 2010

REFLEXÕES SEMANA 4

Na segunda-feira obtive um excelente resultado na atividade da sacola surpresa. Como era algo diferente, todos prestaram atenção. O diferencial , eu acredito, tenha sido a sacola , a música e a descoberta dos nomes e de sua escrita.
A maioria no começo, quando solicitei que identificassem seus nomes baseados na letra inicial que eles já haviam feito no início do ano como identificação do local das mochilas, não identificou pois estavam mais preocupados em descobrir o que tinha dentro da sacola.
Depois, após descobrirem o segredo da sacola surpresa, passaram a observar as letras e suas associação. Então mesmo os que não estavam na vez, ajudavam ou descobriam sozinhos suas letras.
Alguns alunos, que achei que pelo desenvolvimento em sala de aula teriam mais facilidade de identificar seu nome , me surpreenderam por não conseguir realizar a atividade. Outros,em compensação, acertaram todas as etapas da atividade e foram além, associando letras ao nome de outras pessoas de seu convívio.
Apesar de não identificar a escrita de seu nome e nem a letra inicial, considerei esta a melhor participação de um aluno específico da turma. Por gostar de música ele conseguiu se concentrar durante a atividade.
Já outro não respondeu a atividade, mas notei que ele observou atentamente e acertou as cores quando solicitado.
O ensaio da música da mamãe foi bom, e os alunos estão cantando lindamente.
Na terça-feira os alunos demonstraram entusiasmo em poder eles mesmo criarem o presente para a mamãe. No começo tivemos dificuldades em acomodar e organizar as 36 crianças. Por isso se fez necessário uma conversa bastante longa antes do início da atividade. Estávamos em quatro professoras e dividimos da seguinte forma: uma ficou com a elaboração da massa do biscoito, uma ficou com o corte da massa junto com os alunos e as outras duas na organização dos alunos durante a atividade.
Confesso que a atividade precisou de muito mais tempo que o esperado e precisamos deixar para concluí-la no dia seguinte. Os alunos ficaram muito espantados com a transformação dos alimentos numa bolacha tão saborosa. Todos queriam cortar e mostrar que tinham feito algo com as próprias mãos para a mamãe.
Na quarta-feira iniciamos logo o processo final dos presente das mamães. Reunimos novamente as turmas e seguimos cortando biscoito. As duas turmas estavam muito agitadas e várias vezes precisamos intervir e parar com o processo. Então após um tempo, resolvemos levar os alunos para a outra sala e colocarmos um vídeo e nós (professoras) darmos seguimento na atividade.
Foi uma excelente idéia, pois os alunos se acalmaram e nós conseguimos assar todos os 120 biscoitos. Por fim consegui dar a atividade relacionada com a letra inicial do nome dos alunos, prevista no planejamento do dia 03.05.10.
Porém,o planejamento previsto para este dia será realizado na próxima Segunda-feira dia 10.05.10 pois ele faz parte da conclusão do Projeto Alimentação.
Já a quinta-feira foi marcada por uma longa conversa sobre o tão esperado dia das apresentações.Todos demonstram estar ansiosos e com isso bastante agitados. Também não realizei a atividade prevista, pois a manhã foi reservada para o ensaio geral.Resolvi, pela importância que creditei neste planejamento, transferí-lo para a Terça-feira dia 11.05.10. Já a apresentação com certeza será um sucesso, pois os ensaios foram muito bons.
Ao chegar na sala de aula nesta Sexta-feira, fui recepcionada com uma turma agitada e eufórica.Todos os meus alunos, cada qual primeiro, queria me contar o que as mães acharam da apresentação.
Então, dedicamos um longo tempo, para ouvir o que cada um tinha para falar. Com isso, pude perceber em cada um a satisfação e o orgulho por terem apresentado lindamente a homenagem as mães.
Aqueles que não puderam apresentar também estavam interessados em saber como tinha sido. Alguns ficaram chateados, mas logo lembrei-lhes que teremos outras apresentações, como a do Dia dos Pais, e que então terão a chance de participar.
Em função desta conversa e do mal tempo, não fomos para o pátio. Também não participei do brinquedo de casa, pois sai para, juntamente com a professora do PréIB, realizar a entrega dos biscoitos as mães funcionárias da escola.
Por fim, gostaria de acrescentar que esta semana foi bem agitada e estou muito peocupada com meus alunos pois não sei dizer se estavam agitados pela alteração da sua rotina ou por demonstrarem um certo esquecimento das combinações feitas em sala de aula. Na próxima semana irei avaliar melhor e fazer um diagnóstico mais compelto. E se necessário for, irei trabalhar novamente a questão das combinações e da necessidade de cumprirmos com estes combinados.
Quero registrar também que percebi o quanto é importante darmos a chance dos alunos falarem o que estão sentindo. Muitas vezes saia frustrada da sala por achar que não havia realizado um bom trabalho pelo simples fato de não ter concluído determinada atividade. Engano meu, só acrescentou no desenvolvimento dos meus alunos o fato de conversarmos sobre aquilo que eles estão vivendo.
Por fim quero mencionar a importância de buscarmos novos meios de envolvermos os alunos nas atividades de sala de aula. A atividade realizada com a sacola surpresa e dos biscoitos me mostrou que precisamos estar atentas e buscar o diferente para conquistarmos estas crianças e auxiliá-los em seu desenvolvimento. E isso eu já havia conversado com a coordenadora de escola que escreveu em meu caderno o seguinte parágrafo: " Somos sempre desafiados a procurar caminhos novos e a buscar novos conhecimentos no desconhecido. As oportunidades de mudanças testam a nossa capacidade de ousar, de sair do lugar comum que nos mantém aprisionados e nos impede de construir um futuro em lugares diferentes..."

Nenhum comentário: