segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Continuando a reflexão do texto Regina Hara

Outro ponto que destaco está relacionado com o trecho do texto a seguir:\"...Para além destas condições sociais que fazem do trabalhador um excluído dos sistemas de ensino, podemos perceber que uma grande parte das dificuldades enfrentadas por educadores se localizam no próprio ato de alfabetizar, nos desafios que brotam dentro das salas de aula ou núcleos de escolarização.Desprovidos de material técnico necessário, de condições mínimas de trabalho e de um corpo de conhecimento que possa subsidiar os desafios impostos pela prática educativa, tais professores, a grande maioria leigos, são obrigados a aceitar o desafio de escolarizar adultos sem o mínimo preparo necessário ao bom desempenho. Muitas vezes, acreditam que a militância e a opção política por um trabalho comprometido sejam suficientes para superar as dificuldades de competência no ensino de ler e escrever. Outras vezes, acreditam que a simples leitura de um ou dois manuais seja suficiente para enfrentar os desafios metodológicos impostos nas salas de aulas...\" Lendo este trecho percebi a dificuldade que meus professores enfrentaram frente a minha situação. Pois na época, mesmo com as melhores intenções eu não conseguia chegar motivada para as aulas. O que me fez concluir o curso, confesso, foi a simples necessidade de concluir o ensino médio. Na época eu não pensava em fazer Magistério, estava ali porque precisava estudar, pois era a condição para continuar no meu emprego.

Nenhum comentário: