Oi! Você está visualizando meu Portfólio de Aprendizagens. Deixe sua contribuição, ela é muito importante para mim! Beijos.
sábado, 19 de setembro de 2009
Gente a frente de seu tempo!
Com a leitura do texto de Comênio podemos perceber que muitas são as pessoas que mesmo em épocas distantes, escreveram textos tão atuais. Realizando a leitura dos textos propostos, encontrei sim, muitos aspectos da pedagogia de Comênio em meu cotidiano escolar. A preocupação com as necessidades e capacidades dos alunos respeitando sua compreensão, não tornar as aulas cansativas e sobrecarregas, procurando torná-las prazerosas e atrativas aos alunos, sempre iniciar um trabalho partindo daquilo que é mais fácil ou já do conhecimento dos alunos para depois seguir em direção aos conceitos mais difíceis, promover a troca de conhecimentos entre os alunos fazendo com que interajam entre si para que uns aprendam com os outros, procurar promover aulas lúdicas onde o aprendizado aconteça através de brincadeiras, sondagens ou utilizando músicas para ensinar algo à turma e promover a aprendizagem baseada nas percepções dos meus alunos e em seu conhecimento prévio.
"...O realismo do ensino: A aprendizagem deve começar, segundo Comênio, a partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas. Neste sentido, Comênio acusa as escolas de formarem alunos que normalmente só conseguem repetir nomes e conceitos sem compreenderam do que estão falando. Contra isso, ele propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam a partir das próprias observações e não somente repetindo o que outras pessoas disseram (cap. 18). Finalmente queremos destacar a importância que Comênio atribui ao bom relacionamento entre professor e aluno como fundamento para a aprendizagem do aluno (cap.19).A leitura da Didática Magna impressiona pela riqueza das observações e sugestões e pelas suas críticas a um tipo de ensino que não parece ter a distância de mais de 300 anos...Trecho do texto Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Giovana,
seria muito interessante relatar uma atividade que evidencie estes aspectos da pedagogia de Comênio em teu cotidiano escolar e não apenas citá-los..., entende?! Este relato serviria como evidencia para tuas colocações/argumentação.
Beijos
Melissa
Postar um comentário