Oi! Você está visualizando meu Portfólio de Aprendizagens. Deixe sua contribuição, ela é muito importante para mim! Beijos.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Julguei sem saber!!!!Me surpreendi.
Me deparei com uma situação semelhante a que vimos no filme "Clube do Imperador". A diferença é que no filme o professor manipula um resultado em prol de uma situação que seria para o aprendizado de seu aluno. Eu, julguei meus alunos. Sim!!! Pensei que eles, uma turma de pré 2 ( 4 e 5 anos) não seriam capazes de identificar as diferenças étnicas entre eles e muito menos observando diferentes imagens. Literalmente cai do cavalo. As crianças são surpreendentes. Meus alunos não só identificaram as diferenças entre eles, como também entre as imagens. Relacionaram também as suas semelhanças as das figuras do mosaico e por fim sem que fosse necessário eles expressaram de forma clara não terem preconceito com as diferenças étnicas de nossa sala de aula. Claro que não usei o termo preconceito e sim diferenças. E o que eu aprendi? Aprendi que podemos trabalhar com as crianças, dentro de sua capacidade de compreensão, qualquer assunto. Basta que as atividades estejam adaptadas a eles. Que eles são capazes, mesmo não conhecendo as nomenclaturas, de se posicionarem frente aos mais diversos assuntos. Que meus alunos não tem preconceito, ou ainda, não foram contaminados com este absurdo. Que se relacionam entre sim sem o menor problema e sem discriminação, já que tenho em sala de aula muitas etnias e também necessidades especiais mesmo que em fase de diagnóstico.Fiquei orgulhosa dos meus alunos e vou levar isso pro resto da minha vida!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Querida Giovana:
Que coisa boa poder surpreender-se de forma tão positiva com os seus alunos. Fazendo a relação do filme com os conteúdos da interdisciplina e ainda trazendo a prática de sala de aula com os respectivos resultados, resultou numa valorosa reflexão.
Abraço.
Celi
Uma ótima postagem Giovana :-)
Parabéns!
Beijos
Melissa
Postar um comentário