domingo, 27 de abril de 2008

Origem do Portfólio


Como no semestre anterior, também este ano estamos envolvidas em postagens, wikis, planilhas eletrônicas e portfólio. Mas qual a origem deste tipo de instrumento avaliativo? Casualmente encontrei uma reportagem na revista do Professor de Abril/Junho de 2007 que fala um pouquinho sobre isso. "...O Portfólio começou a ganhar força em meados dos anos 90, principalmente nos EUA. As vantagens de seu uso foram logo descobertas pelos professores que se dispuseram a praticá-lo. Avaliar com portfólios pressupõe acompanhar, descrever com fidelidade o que de fato cada um conseguiu agregar de valor a sua aprendizagem, valorizar o gosto e as reais necessidades do aprendiz e, por outro lado, oferecer ao professor um diagnóstico mais preciso do trabalho a realizar com o aluno. Muitos nomes já surgiram para esse instrumento: portafólios, processo-fólio, pasta diária, diário de bordo, dossiê. O mais importante é que ele traduza e registre a realidade daquilo que o aluno sabe e daquilo que ainda necessita aprender..." Esta é mais uma declaração de que embarcamos num destino certo, que trará a todas nós um futuro de muitas aprendizagens e troca de experi~encias. Que bom!

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Giovana, interessante esse resgate que fizeste da origem do portfólio. Muitas vezes utilizamos um recurso na educação e não temos muita idéia de onde ele surgiu. Valeu por compartilhar conosco tua pesquisa. Abração, Sibicca.