domingo, 27 de abril de 2008

Quase um céu azul!


Minhas queridas!
Escrevo para dizer que estou melhor. Já sai da apreensão e visualizo novos caminhos. Depois de postar algumas atividades de Matemática, consegui mudar a minha postura de achar que não tinha sido apresentado a mim nada de novidade. Só o fato de visitar os wikis dos outros grupos, dá para se ter uma idéia da quantidade de material novo e de qualidade está circulando neste semestre por nossa rede. Que bom. Isso mostra que estamos nos firmando num caminho próspero. Até mais!

Origem do Portfólio


Como no semestre anterior, também este ano estamos envolvidas em postagens, wikis, planilhas eletrônicas e portfólio. Mas qual a origem deste tipo de instrumento avaliativo? Casualmente encontrei uma reportagem na revista do Professor de Abril/Junho de 2007 que fala um pouquinho sobre isso. "...O Portfólio começou a ganhar força em meados dos anos 90, principalmente nos EUA. As vantagens de seu uso foram logo descobertas pelos professores que se dispuseram a praticá-lo. Avaliar com portfólios pressupõe acompanhar, descrever com fidelidade o que de fato cada um conseguiu agregar de valor a sua aprendizagem, valorizar o gosto e as reais necessidades do aprendiz e, por outro lado, oferecer ao professor um diagnóstico mais preciso do trabalho a realizar com o aluno. Muitos nomes já surgiram para esse instrumento: portafólios, processo-fólio, pasta diária, diário de bordo, dossiê. O mais importante é que ele traduza e registre a realidade daquilo que o aluno sabe e daquilo que ainda necessita aprender..." Esta é mais uma declaração de que embarcamos num destino certo, que trará a todas nós um futuro de muitas aprendizagens e troca de experi~encias. Que bom!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Visualizando a REDE!


Muito pertinente a colocação do professor Nilton no fórum da interdisciplina de Estudos Sociais. Realmente precisamos cada vez mais trabalharmos em sistema de rede de aprendizagem. Rede esta que nos possibilitará a ampliação de conhecimentos e principalmente a socialização entre a escola, o aluno e a comunidade. Conforme trecho da minha colocação no fórum "...Visualizando uma rede de aprendizagem posso citar a troca de informações entre os professores, na escola onde eu trabalho. Por ser uma escola pequena, apenas 130 alunos, acredito que isso seja muito mais frequente. Além disso, como não estou em sala de aula, mas na biblioteca da escola, minha troca de experiência e de informações a respeito dos mais diversos assuntos fica muito mais frequente. Também amplio esta rede cada vez que as turmas utilizam a biblioteca para a procura de informações sobre algum assunto. Durante esta procura, faz-se necessário a minha interferência quer para esclarecer dúvidas, ou para acrescentar novas informações. Acredito ser este meu papel na função que desempenho hoje, e por isso vejo ai uma rede de informações, pois acredito que os alunos passarão adiante aquilo que aprenderam durante sua estada junto a biblioteca...", esta rede fica mais evidente quando a escola é menor, mas não significa que ela não acontece nas outras, bem pelo contrário. O que quero ressaltar é que numa escola menor a equipe fica bem mais próxima, por isso tamanha evidência. Claro que quando a equipe não quer trabalhar trocando informações, o tamanho da escola pouco importará. è preciso que a maioria se integre a fim de realizar um trabalho em sistema de parceria, como uma rede de conhecimento propõe.

Aproveitando a Tecnologia


Muito bom podermos definir nosso Plano de Estudos Individuais. Assim cada um pode melhorar aquilo que não está tão bom e além disso socializar com os colegas.
Também quero dizer que na maioria das vezes o que nós já sabemos e achamos muito fácil, pode ser uma dúvida enorme para outro colega. Desta forma cada um de nós poderá ajudar na melhoria das condições de estudo deste colega e também na melhoria da própria organização do curso. Como colocou o professor Nilton Mullet Pereira, no forum de Estudos Sociais "...Planejar em uma perspectiva de rede significa trocar experiências, compartilhar e concretizar situações educativas que integrem a escola, a comunidade e a cidade em que vivemos e educamos...". Então vamos colocar a mão na massa e ampliar a nossa rede.

domingo, 13 de abril de 2008

Um pouco apreensiva!!!



Me encontro um pouco apreensiva neste semestre com relação a interdisciplina de Matemática. A minha expectativa com ela é muito grande. Sabemos que a Matemática é um dos "problemas" que enfrentamos diariamente, e até o momento não posso dizer que tive algum aprendizado. Li muita coisa mas nada me chamou a atenção ao ponto de dizer "...aprendi algo novo hoje.", ou então "... nossa eu não tinha me dado conta disso, isso eu posso adaptar a minha turma e acredito terei um resultado muito melhor." O que vejo são atividades que eu já uso ou usei desde meu tempo de Magistério. Espero, sinceramente, que seja uma impressão errada. Que com o passar dos dias, eu possa voltar aqui e refazer este comentário, dizendo que eu estava errada. Estou no aguardo de novidades, e sei que elas chegarão.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Refletindo as linhas do tempo


Colegas,professores e tutores! Tudo bem?
Ao realizar as postagens nas linhas do tempo das colegas Isabel Machado, Ivone Luz e Luciane me deparei com algumas situações. Na linha da Isabel Machado pude avaliar o quanto ela é dedicada, pois suas informações, sob meu ponto de vista, ficaram muito boas. Já, lendo a linha do tempo da Ivone Luz me deparei com uma palavra "DIVERSIDADE", pois ficou claro o quanto nós podemos ser de épocas diferentes ( quando o filho dela completou um ano eu tinha 9 anos ), nos encontrarmos e dividirmos nossas experiências, mostrando que cada um é importante dentro deste grande grupo. E finalmente, na linha da Luciane pude encontrar alguns dos meus sonhos realizados por ela. Estranho? Não. Vejam só! Ela realizou dois dos sonhos que carrego comigo. Ela já viajou a Disney, o que devo realizar, se tudo der certo em breve. E ela já teve seu Uno Mille o que eu realizo daqui a algumas horas. Isso é muito legal. Podermos descobrir o que temos em comum, mesmo que nosso contato não seja tão frequente. Espero poder continuar minhas DESCOBERTAS. Como diz meu bichinho ai ao lado AI MUDEUS DUXÉU.

Linha do Tempo

Achei muito interessante realizar este comparativo entre a evolução da informática em nosso país com a minha vida. Me surpreendeu as inúmeras dificuldades enfrentadas pela tecnologia para que um mínimo possível fosse acessível a escola. Sabia que haviam dificuldades, mas não imaginava o quanto. Vejo, pela escola onde eu trabalho, o quanto já caminhamos rumo a evolução tecnológica. Por outro lado, foi muito bom poder recordar momentos marcantes de minha vida. Momentos estes por vezes esqueçidos em alguma gaveta e que agora, podemos além de relembrar compartilhar com todos vocês, colegas do Pead. Demais.