Oi! Você está visualizando meu Portfólio de Aprendizagens. Deixe sua contribuição, ela é muito importante para mim! Beijos.
domingo, 4 de novembro de 2007
A confirmação da mudança!
Aline!!A alguns meses atrás fui convidada pela professora do 1º ano , para ser co-produtora da Feira Multidisciplinar que sua turma apresentaria na escola. Perguntando a ela o tema me disse \" Museu de Arte . Apresentando as cores com Tarsila do Amaral e Candido Portinari. Fiquei surpresa com o tema, mas aceitei o \"desafio\". Iniciamos apresentando aos alunos a história destes dois artistas. Depois trabalhamos a obra \"As Três Marias de Portinari e \" A Cuca de Tarsila do Amaral.\" Neste momento procuramos mostrar a os alunos , além de todas as cores que eles estavam utilizando, as figuras que aparecem em suas obras e principalmente o que as obras estavam mostrando para eles. No primeiro momento eles citaram realmente as figuras que eles estavam vendo. Mas, depois conforme nós iamos falando, automaticamente, eles já iniciaram o processo mental de ver além da figura. Ver com os olhos do sentimento. Então aproveitamos para ensiná-los o que era uma releitura. Realizamos as releituras destes quadros e foi demais. Eles não deixaram de apresentar em suas obras o que era principal no quadro de Portinari,nem no de Tarsila mas deram a sua visão do que era o quadro. Depois de trabalharmos muito estes artistas, passamos para as cores separadamente. Trabalhamos as primárias e também as secundárias. Depois resolvemos mostrar para nossos pequenos o que cada cor significava. Para isso utilizamos o texto \"Psicologia da cores\", que mostra o significado de cada uma (indicação e contra-indicação). Hoje apresentamos o nosso projeto para toda a comunidade e muitos visitantes de outras escolas. Caracterizamos dois alunos. E eles, Tarsila do Amaral e Candido Portinari foram os apresentadores da nossa feira. Aline, foi impressionante, eles sabiam explicar exatamente o que lhes foi ensinado. Diziam a todos que devemos olhar para as obras e ver além, usar os nossos sentimentos para entender o significado da obra. Além disso eles sabiam explicar como surgiam cada cor, o resultado das misturas e o que cada cor representava. Ficou muito linda a nossa feira. E o mais importante, foi que os pequenos conseguiram entender o que realmente é a Arte. Inclusive ouvi vários depoimentos, dos pais destes alunos, que passaram a conhecer mais em função das explicações de seus filhos sobre o assunto.Bem, tirei muitas fotos. Vou publicá-las depois te aviso (Ver slide acima).Até o momento as temáticas de nossa interdisciplina tem me ajudado muito e mudado meu modo de interpretar a Arte. Com elas e este projeto que participei, realmente senti na pele que é possível sim, trabalhar Artes com os alunos pequenos e é neste momento que devemos iniciar. Pois eles durante toda a sua trajetória levarão consigo estes ensinamentos. Trecho do Fórum Desafio na prática de Ensino de Artes - Interdisciplina de Artes Visuais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário