Destaco a minha idéia errada de que em minha escola não se faz teatro. Sempre questionei porque eu não via uma peça teatral encenada na escola. Sempre achei que para se considerar teatro teria que ter um cenário, um roteiro pré-definido, um grupo encenando, platéia e assim por diante. Depois que começei a ler os textos propostos na interdisicplina de teatro e começei a organizar a atividade prática que realizaria com meus alunos, foi que percebi o meu equívoco. Se faz teatro sim! Percebi isso quando vi a professora de História representar com os alunos como aconteceu a descoberta da agricultura por nossos antepassados, para poder fazê-los entender todo o processo. É uma dramatização, portanto é um Teatro. Quando eu apresento uma Hora do Conto e peço a um aluno que ela faça um personagem, no improvisso do momento, estamos em pleno Teatro. Agora escrevendo esta reflexão me veio uma idéia. Estas formas utilizadas que eu citei, não seriam formas lúdicas de ensinar? Então estamos ligando Ludicidade a Teatro. É como diz o texto Formas de Abordagem Dramática na Educação "...Método Dramático é a utilização do teatro como recurso para outras aprendizagens. Com o método dramático o teatro é utilizado como caminho para aprender as mais diversas disciplinas. Assim, história podia ser aprendida através de representações de livro-texto. Esse método estava fundamentado em três princípios: a experiência, o fazer, a ação como base para o aprendizado, muito mais do que ler ou escutar; o bom trabalho é resultado do esforço espontâneo e não da obrigação; o meio natural de estudo é o jogo. O método dramático foi e ainda é muito utilizado no contexto escolar para o ensino das mais variadas disciplinas...” - Ana Carolina Müller Fuchs.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário