Bem, desde o momento em que estamos trabalhando a questão da mudança de paradigmas na Interdisciplina de ECPP, evidências e argumentos na interdisciplina de SI III e lembrando da primeira aula presencial de Literatura, algo em mim mudou. Sabendo que EVIDÊNCIAS são fatos ou objetos que comprovam a veracidade de uma situação, relaciono que antes eu ouvia as colocações de colegas minhas, que rotulavam alguns alunos, ou que realizavam tarefas em seus planejamentos porque tinham que dar conta de seus conteúdos ou que diziam como eu deveria realizar o meu trabalho e ficava simplesmente calada. Como se concordasse com aquilo. Acreditava que pelo fato de não ter sala de aula, neste ano, estar somente na biblioteca não deveria opinar, afinal de contas, o que eu tinha com isso? Daí começamos neste semestre e logo o texto de Miguel Arroyo falando da quebra de paradigmas, de mudanças de crenças. Em seguida a professora de Literatura explicando que biblioteca organizada é um local pouco aproveitado na escola.Depois o filme "Doze Homens e uma Sentença, nos fazendo analisar e questionar situações que aparentemente pareciam resolvidas. Então, veio a definição de ARGUMENTAÇÃO, uma linha de raciocínio utilizada em um debate para defesa de um ponto de vista. Parei e repensei. "O que eu estou fazendo comigo e com tudo aquilo em que eu acredito? Porque fico calada, quando descordo do que foi dito?" Passei então, a questionar tudo o que me é colocado. Se acho que não é bom para meus alunos, afinal de contas não tenho uma turma só minha, e sim tenho todas as turmas, questiono, pergunto, levanto evidências de que não é este o caminho, argumento com força, para mostrar que se fizermos de outra forma o resultado será muito melhor. Passei a ser mais crítica sobre o meu trabalho. Passei a perguntar, a investigar sobre o que o meu aluno quer ler, quais são as suas preferências. Antes seguia conforme me havia sido colocado: " Os livros devem ser colocados em cima da mesa, os alunos não devem mexer nas prateleiras, pois senão vira uma desordem?" Mas, como escolher um livro para ler ser remexer nas prateleiras?" Questionei e mudei isso. Agora todos podem procurar os livros que quiserem ler. Conforme postei em meu webfolio das interdisciplinas mencionadas, mudei de crenças e sei que talvez terei problemas com aquelas pessoas que naturalmente serão resistentes a estas mudanças. Mas, acredito que posso melhorar a qualidade de informações que são passadas para meus alunos, e disso não abro mão.
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Um comentário:
Oi Giovana, legal ver que as discussões que estamos tendo em EPPC estão te fazendo remexer nos baús das certezas e ousar novas práticas. Abração, Sibicca
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